Especialista comenta os riscos da prática que virou moda recentemente

Ter um sorriso com aparência saudável e bonita é o desejo da maioria das pessoas. Para isso, manter os dentes brancos, além de uma questão de saúde, também é uma questão de estética. Exatamente por esse motivo, recentemente, o clareamento dentário tem sido um dos procedimentos mais procurados nos consultórios odontológicos. Em contrapartida, o que tem causado preocupação nos especialistas é a moda em fazer clareamentos caseiros e sem acompanhamento médico.

Um dos métodos mais utilizados, atualmente, para clarear os dentes em casa tem sido o carvão ativado. O produto à base de carvão é um pó preto que parece provocar milagres em vídeos divulgados na internet. De acordo com os usuários, após aplicar a substância pelo menos duas vezes ao dia sobre os dentes, em poucas semanas os resultados são satisfatórios.

Porém, segundo a cirurgiã dentista, Ludimilla Abi-Saber Toledo, especialista em periodontia, professora universitária e sócia da Clínica Vitácea, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, o carvão ativado, além de não possuir estudos específicos referentes a sua real eficácia, pode prejudicar diversos aspectos da saúde. “Quando utilizado com o intuito de clarear os dentes, este produto pode arranhar o esmalte dentário causando problemas como a sensibilidade, por exemplo”.

Ela acrescenta que o carvão é um produto extremamente corrosivo e abrasivo. “Ele desgasta a superfície do dente. Mas o problema não para só aí. O esmalte estando desgastado, aumenta o risco do paciente desenvolver sensibilidade já que é o esmalte que protege o dente de variações de temperatura”, destacou a dentista.

Segurança

A especialista indica que a melhor maneira de evitar imprevistos e danos à saúde é por meio do acompanhamento com seu dentista. “Após avaliação adequada, definimos qual o melhor tipo de tratamento para o paciente e seu organismo. É sempre importante lembrar que o clareamento dentário deve ser feito com cautela para evitar sensibilidade e queimadura na gengiva”, orientou Ludimilla.

FonteLudimilla Abi-Saber Toledocirurgiã dentista, especialista em periodontia e harmonização facial. Professora universitária e sócia da Clínica Vitácea, na região da Pampulha, em Belo Horizonte (www.vitacea.com.br)


comentários