Show tem entrada franca e comemora os 17 anos de fundação do grupo que propõe a inserção
social e o resgate de cidadania do cidadão com sofrimento psíquico

 

O grupo musical Trem Tan Tan completa 17 anos em 2019 e, para comemorar a data, ele apresentará sete shows em Centros Culturais de BH, trazendo sambas reflexivos, românticos, rock, funk que fazem denúncias sociais dos preconceitos vividos pelo cidadão com sofrimento mental. A apresentação acontece hoje dia 30 de abril, às 15h30 no CRAS Providência  (Rua Arantina, 341-399 – Minaslandia, Belo Horizonte – MG). Todas as apresentações que ainda serão realizadas, também são viabilizadas pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte por meio do projeto Estação Cidadania. Confiram datas abaixo

Nascido nas oficinas dos Centros de Convivência Venda Nova e Providência, Dispositivos da Política de Saúde Mental de Belo Horizonte, o Trem Tan Tan propõe a inserção social e o resgate de cidadania do cidadão com sofrimento psíquico. Além disso, o tratamento em liberdade em uma rede de serviços substitutivos ao manicômio. Este ano, diante ao atual quadro político que marca o retrocesso no campo do direito e do tratamento que coloca em foco a possibilidade do eletrochoque e o retorno das internações em hospitais psiquiátricos, o grupo Trem Tan Tan reafirma a sua bandeira de luta e criação em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) para todos. Além disso, pela reforma psiquiátrica antimanicomial.

Mostrando sua preocupação, as apresentações do Trem Tan Tan nos Centros Culturais serão uma síntese dos últimos trabalhos exibidos trazendo no repertório sambas reflexivos, românticos e outros que fazem denúncias sociais dos preconceitos vividos pelo cidadão com sofrimento mental, através de funk e samba rock. Ou seja, numa mistura eletrizante fundamentada por uma percussão eloquente de ritmos brasileiros. O show não é de samba tradicional, mas passeia por ritmos que dialogam com o samba como o rap, hip hop, soul, além do samba de batuque.

Já as letras das músicas que foram criadas pelos cidadãos com sofrimento mental, mostram uma poética lúdica, como, exemplo, a degustativa “Melô do Mandiocão”, de Rogéria Pereira, que discorre sobre uma receita de vaca atolada. Já Carlos Ferreira canta a sua indignação dos preconceitos associados aos loucos em “Que Louco, Que Nada”, além do poema musicado do poeta Cândido Kamayurá extraído do livro Poemanícos: “Os meus remédios têm dupla personalidade”, na voz marcante de Marcos Evandro, sem esquecer do trompete de Mauro Camilo associado à sua excepcionalidade simpatia e comunicação com a plateia.

História

Desde o início, o grupo tem a coordenação do músico, poeta e arte-educador Babilak Bah, que já gravou dois CD´S: Trem Tan Tan (2002), e o Sambabilolado (2008). Além desses trabalhos, o DVD Sambabilolado e Outros Tan Tan (2015), fora suas participações em importantes eventos na cidade e outros estados, acumulando em sua trajetória, um conjunto de premiações. O coletivo Trem Tan Tan é pioneiro, sendo o primeiro grupo vinculado à saúde mental em BH a ter um registro fonográfico e a realizar um show em teatro. Viva a reforma psiquiátrica, viva um SUS Para Todos, a democracia e a liberdade ainda que tan tan.

Ficha técnica:

Diretor artístico: Babilak Bah

Músicos acompanhantes:

Babilak Bah – percussão e direção artística

Rogerio Pagé- cavaquinho e voz

Almin de Oliveira – percussão

Integrantes:

Mauro Camilo – Trompete e voz

Carlos Ferreira –Surdo, voz

Marcos Alexandre – Bateria

Marcos Evandro – voz e percussão

Rogéria Pereira– voz

Olavo Rita – voz

Produção: Zenpreto produções

Apoio: Secretaria Municipal de Saúde de BH – SUS BH – Centro de Convivência Venda Nova -SMSA -SUS BH

Shows e datas:

Estação Cidadania: circulação de produção musical, número: 0104/2017 viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte

Centro Cultural Venda Nova – Rua José Ferreira dos Santos, 184 – Jardim dos Comerciários, Belo Horizonte – MG – 23 de maio – às 14h30.

Escola Dom Orione – Av. Expedicionário Benvindo Belém de Lima, 500 – Ouro Preto, Belo Horizonte – MG – 12 de junho – às 19h30


atualizado em 30/04/2019 - 12:30

comentários