Conheça os alimentos que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico

Com o surto mundial do Covid-19 (Coronavírus) que abalou o mundo nos últimos dias, muitas notícias falsas têm se espalhado pelas redes sociais e aplicativos de mensagens. Falar, por exemplo, que alguns alimentos podem impedir a infecção de se instalar no corpo é incorreto.

O médico gastroenterologista, Bruno Sander, explica que, na realidade, não existem alimentos que impedem o vírus de contaminar o ser humano. O que eles fazem é ajudar na melhora do sistema imunológico, algo que, consequentemente, auxilia na recuperação em caso de contaminação por vírus ou qualquer outra doença infecciosa. “Além disso, manter um bom sistema imunológico influência nos sintomas de quem contrai qualquer tipo de doença viral. Em casos de surto, como do Coronavírus, uma pessoa com a imunidade alta tem maiores chances de reduzir os sintomas e se recuperar mais rápido, impedindo a piora do quadro”, esclarece.

Alimentação saudável

Dr. Sander recomenda que para se prevenir de qualquer tipo de doença, seja o Covid-19 ou qualquer outro transtorno, o mais recomendado é sempre prezar por seguir as orientações de cuidados em relação a higienização das mãos, além dos cuidados respiratórios amplamente divulgados nas mídias. “Devemos nos prevenir em qualquer momento da vida, é necessário manter uma dieta balanceada para melhorar a nossa imunidade. Dessa forma, será possível deixar a imunidade alta e todos os outros aspectos relativos à defesa do corpo saudáveis”, diz.

Coronavírus x alimentação

Para complementar, o especialista separou algumas dicas de alimentos para preservar a imunidade do organismo. Confira:

– Alimentos de origem animal: carnes vermelhas, brancas, leite e ovos.

– Leguminosas: feijão, soja, grão de bico e ervilha.

– Oleaginosas: castanhas, nozes e amêndoas.

– Frutas cítricas: laranja, limão, abacaxi, maracujá e outras.

Dica: é muito importante manter a vitamina B12 em dia para auxiliar também na imunidade. A B12 é encontrada em alimentos de origem animal. Portanto, para veganos vegetarianos, é recomendado ingerir suplementos feitos à base dessa vitamina para fornecê-la adequadamente ao organismo.

Fonte: Bruno Queiroz Sander, médico gastroenterologista, cirurgião, endoscopista e mestre em saúde do adulto. É diretor técnico do Hospital Dia Sander Medical Center, em Belo Horizonte (RQE: 14270/32354/41292).


comentários