Théo Fouchenneret – Credit Lyodoh Kaneko.

Apresentações ocorrem nos dias 29 e 30/03 no Palácio das Artes. O pianista também apresenta recital no dia 28/03

Durante todo o mês de março Belo Horizonte respira a cultura francófona com a Festa da Francofonia. Como parte da programação, o Pianista Theo Fouchenneret se apresenta com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais nos dias 29, matinê às 12h, e 30 de março, às 20h30, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. As apresentações abrem a temporada 2022 do projeto Ciclo Piano – Nova Geração Francesa.

O repertório é composto pela Sonata n°4, de Ludwig Van Beethoven (1770 – 1827), pelo Concerto para piano nº 2, de Béla Bartók (1881-1945), e os Concertos nº 23 e 27 de Amadeus Mozart (1756-1791).

Além dos concertos, o pianista também apresenta um recital no dia 28 de março, às 20h, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes. No repertório estão as obras Rondo capriccioso op.14, de Felix Mendelssohn (1809 – 1847); Sonate op 101, de Ludwig Van Beethoven (1770 – 1827); Sonate, de Béla Bartók (1881-1945); 3eme nocturne, de Gabriel Fauré  (1845 – 1924) e Variations et fugue sur un thème de Haendel op.24, de Johannes Brahms (1833-1897).

Théo Fouchenneret ganhou seu primeiro prêmio no Concurso Internacional de Genebra em novembro de 2018, antes de ser nomeado “revelação solista instrumental” na cerimônia francesa das Vitórias da Música Clássica. No mesmo ano, recebeu cinco recompensas especiais no Concurso Internacional de Música de Câmara de Lyon, com o Trio Messiaen.

Aplaudido nas grandes salas e nos maiores festivais do mundo, Fouchenneret também se apresenta com músicos de renome internacional, como Victor Julien-Laferrière, François Salque, Lise Berthaud, Svetlin Roussev e Roland Pidoux, entre outros.

Em 2018, a gravadora Mirare lançou um CD do trio Messiaen com o clarinetista Raphael Sévère, dedicado ao Quarteto para o Fim dos Tempos, de Olivier Messiaen, e aos Court Studies from the Tempest, de Thomas Adès. Em março de 2020, seu primeiro disco solo está sendo lançado pela Dolce Volta, uma gravação dedicada às grandes sonatas Waldstein e Hammerklavier, de Beethoven.

No mês de março, cidades do mundo inteiro se juntam à Organização Internacional de Francofonia para realizar a Festa da Francofonia. Em Belo Horizonte, em uma iniciativa da Aliança Francesa, 8ª edição conta com uma rica programação gratuita que inclui mostras de cinema, concertos, teatro, exposições e muito mais.

A realização da Festa da Francofonia em Belo Horizonte é do Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França para o Estado de Minas Gerais, da Aliança Francesa Belo Horizonte, do Consulado Honorário da França, do Wallonie Bruxelles International e do Campus France Brasil. O evento tem o apoio da Coordenação Nacional das Alianças Francesas do Brasil, do Institut Français, da Embaixada da Bélgica, da BiblioMaison, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, da Fundação Clóvis Salgado, do Centro Cultural Unimed-BH Minas, da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, da Bonfilm, do Cine Theatro Brasil Vallourec e do Sesc Palladium.

SERVIÇO

Aliança Francesa

Festa da Francofonia

Pianista Theo Fouchenneret com Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Data: 29 de março, às 12h. Entrada gratuita. Retirada dos ingressos na bilheteria, 1 hora antes do início do evento.

30 de março, às 20h30. Ingressos no site e bilheteria do Palácio das Artes.

Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte)

Mais informações: https://fcs.mg.gov.br/

Recital do pianista Theo Fouchenneret 

Data: 28 de março, às 20h

Local: Sala Juvenal Dias

Entrada gratuita. Retirada dos ingressos na bilheteria, 1 hora antes do início do evento.

Informações:

francofoniabrasil.org

cultura@aliancafrancesabh.com.br

aliancafrancesabh.com.br


atualizado em 11/03/2022 - 13:37

comentários