Muquifu_Atividades_Foto Alexsandro Trigger.
Edital visa premiação e exposição para artistas periféricos de Bh,
que podem se inscrever até o dia 15 de abril
Com edital aberto, o prêmio Dona Generosa, criado pelo Museu de Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu), vai selecionar três artistas, ou coletivos, da periferia de Belo Horizonte, para realizar exposições individuais em espaços do museu, além de receberem um valor para executar o projeto. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 15 de abril, sendo feitas por meio de formulário online. O resultado será publicado nas redes sociais do Muquifu (Facebook e Instagram), a partir do dia 29 de abril.
Com foco no fomento da produção e pesquisa em artes, o prêmio é voltado para artistas moradores de territórios periféricos (vilas, aglomerados, favelas e ocupações), visando também a descentralização da produção artística na cidade, e tendo a mesma como ferramenta de transformação social. Podem se inscrever artistas a partir de 18 anos, sejam veteranos nesse universo, ou que estejam dando os primeiros passos. Três artistas serão selecionados, e terão a exposição em cartaz pelo período de um mês, a partir do mês de maio de 2023.
Artesã, bonequeira e benzedeira, Dona Generosa (1916 – 2011), que dá nome a premiação, passou grande parte da vida na Vila Estrela, quando migrou do interior de Minas para a capital. Na comunidade, constituiu família e fincou raízes fazendo parte do grupo de mulheres da Vila Estrela, que idealizou e construiu a Capela Maria Estrela da Manhã e o Centro Comunitário Jesus Sol da Justiça, onde o Muquifu está instalado.
A premiação é realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte
SERVIÇO
Prêmio Dona Generosa – Inscrições
Data: Até dia 15/4
Público: acima de 18 anos
Edital: Link para edital – Prêmio Dona Generosa
Inscrições: pelo formulário online Inscrição – Prêmio Dona Generosa
Resultado: 29 de abril (pelas redes sociais do Muquifu – Facebook e Instagram)
Mais informações e dúvidas: premiodonagenerosa@gmail.com
Sobre o Muquifu
O Muquifu – Museus dos Quilombos e Favelas Urbanos tem como vocação garantir o reconhecimento e a salvaguarda das memórias das vilas do Morro do Papagaio: lugar não apenas de sofrimento e de privações, mas, também, de memória coletiva digna de ser cuidada. A instituição, fundada em 20/11/2012, reúne como acervo fotografias, objetos, imagens de festas, danças, celebrações, tradições e histórias que representam a tradição e a vida cultural dos moradores das diversas favelas e quilombos urbanos de Belo Horizonte e Minas Gerais.
Nestes 10 anos de existência o Muquifu se tornou palco de lançamentos de livros, exibições de filmes, seminários, exposições nacionais e internacionais. Desde 2018, passou a integrar o Circuito de Museus – Território Negro – da Prefeitura de Belo Horizonte, sendo visitado por dezenas de escolas. Também são recorrentes projetos junto a cursos universitários, trazendo ao museu alunos da PUC Minas, UEMG, UFMG, UNI BH entre outras. A instituição já participou de palestras e mostras na Colômbia, Itália, França e Alemanha.
atualizado em 11/04/2023 - 19:58