Academia do Café – Divulgação.

A programação disponibiliza 5 mini cursos que incluem desde palestras a degustação de cafés especiais, com valores promocionais

Instituído no dia 24 de maio, o Dia Nacional do Café marca um novo ciclo de experiências na busca por grãos de alta qualidade e o início da safra no Brasil. Para comemorar a data, a Academia do Café preparou seu tradicional “Open House” com cinco mini cursos que acontecem, das 9h às 19h. Com temáticas que passam desde o plantio do grão, a técnicas baristas e dicas para abrir uma cafeteria, os workshops e palestras incluem também a degustação de cafés. As vagas são limitadas por turma e as inscrições podem ser feitas no site da Sympla.

Para participar, não é necessário ter conhecimentos prévios sobre o universo do café, basta ser entusiasta da bebida mais presente no cotidiano dos brasileiros. O valor varia de R$98,00 a R$115,00 por workshop, e os interessados em realizar todos os cursos ganham um desconto especial de 10%.

A barista Júlia Fortini que levou recentemente o título de 10ª melhor do mundo em preparo de café no Campeonato Mundial de Brewers (World Brewers Cup) é uma das idealizadoras da Academia do Café e ministrante de parte dos minicursos. Ela explica que todo ano, desde 2015, é uma tradição da Academia do Café fazer o “open house” para receber entusiastas da bebida com workshops durante todo o dia, a um preço acessível.

“Para celebrar essa bebida tão especial que é combustível para novas ideias, motivo de encontros e reencontros, nada melhor que degustar e aprender mais sobre esse universo de cafés especiais. Para isso, escolhemos cursos de variados temas, com duração de 2h a 2h30, com um preço diferenciado do praticado pela casa. Os inscritos receberão brindes ao final de cada curso e ao final sortearemos ainda um kit de cafés premiados entre os participantes da programação”, conta Fortini.

Nova Safra

Júlia Fortini destaca que a retomada do evento neste ano é simbólica, uma vez que marca a abertura da safra do café brasileiro. Em 2022, não houve celebração do Dia Nacional do Café dessa forma devido à pandemia e pela dificuldade com a safra. “Os produtores de café sofreram bastante com a safra do ano passado, alguns com a geada, outros com as chuvas. Teve quem perdeu toda a produção ou grande parte dela. No nosso caso, nós perdemos quase 95% da nossa produção em função das chuvas de granizo. Esse ano a expectativa é que seja uma excelente safra, tanto para a qualidade quanto para a quantidade, sendo esse é mais um motivo para comemorarmos”, afirma.

A agenda de minicursos do dia nacional do café inclui os temas “Filtrados: Como fazer o seu café filtrado da melhor forma! Erros e acertos”, com Flor, das 9h Às 10h30. Já a produção de cafés especiais será abordada por Bruno Souza, das 11h às 12h40, no workshop “Do grão à xícara – experimentos, técnicas, colheita, pós colheita e venda de cafés especiais”.

Também haverá a “Análise Sensorial e Cupping”, com Ivan Totti conduzindo a “Prova de cafés especiais – defeitos e qualidades e como identificá-los”, das 13h20 às 15h. Outra atração do dia, será uma degustação guiada, a “Volta ao mundo do café”, conduzida por Ivan Totti e Júlia Fortini, das 15h30 às 17h30. A atividade propõe a prova de cafés de diferentes regiões do mundo, torrefações renomadas incluindo o café o qual Júlia utilizou no Campeonato Mundial de Cafés Especiais.

Finalizando a agenda, Júlia Fortini realiza a palestra “Abrindo uma cafeteria”, das 18h às 19h, em que irá abordar os caminhos, táticas e desafios de mercado para quem tem interesse em abrir uma cafeteria.

Sobre a Academia do Café

A Academia do Café surgiu em 2011 como um espaço onde fosse possível educar os produtores de café sobre a qualidade do que era produzido e como melhorar. A partir de então, outras necessidades surgiram, desde a oferta de cursos de baristas à apreciação de cafés especiais. O resultado é a união, em um só lugar, de tudo aquilo que profissionais, comerciantes e amantes do café precisam.

Pioneira como espaço de treinamento do ramo e cafeteria de cafés especiais, a Academia é ainda, um laboratório onde é possível avaliar e selecionar lotes especiais que serão fornecidos para o mercado interno e externo. Mais informações disponíveis no site www.academiadocafe.com.br.

 

Serviço

Academia do Café – Open House Dia Nacional do Café

 

9:00 – 10:30 – Filtrados – Flor – Filtrados: Como fazer o seu café filtrado da melhor forma! Erros e acertos.

11:00 – 12:40 – Produção de cafés especiais – Bruno Souza – Do grão à xícara – experimentos, técnicas, colheita, pós colheita e venda de cafés especiais.

13:20 – 15:00 – Análise Sensorial e Cupping – Ivan Totti – Prova de cafés especiais – defeitos e qualidades e como identificá-los

15:30 – 17:30 – Volta ao mundo do café – Ivan e Júlia – Prova de cafés de diferentes regiões do mundo, torrefações renomadas e café que Júlia utilizou no Campeonato Mundial de Cafés Especiais . Degustação guiada com Júlia e Ivan

18:00 – 19:00 – Abrindo uma cafeteria -Júlia Fortini – Caminhos, táticas e desafios

R. Grão Pará, 1024 – Funcionários, Belo Horizonte
Inscrições:
https://www.sympla.com.br/evento/dia-nacional-do-cafe-na-academia-do-cafe/1989570


atualizado em 30/05/2023 - 17:55

comentários