Jaques Morelenbaum – Foto Divulgação.

Samba, jazz, blues e música brasileira estão entre os gêneros musicais que compõem a programação especial que acontece de 11 a 16 de julho no Clube do Jazz

O Clube do Jazz do Café com Letras celebra um ano de existência no dia 18 de julho. Para comemorar o aniversário, o Clube prepara uma programação especial de 11 a 16 de julho. Entre as atrações estão a Big Band do Cefart, Jaques Morelenbaum e CelloSam3aTrio, Enéias Xavier Quarteto, Blues Night Suíte 145 e Vinícius Mendes Quarteto. Os ingressos variam de R$ 15 a 60, e podem ser adquiridos no site (clubedejazzdocafe.com).

Na terça-feira, dia 11, o Clube do Jazz será palco do show da Big Band do Cefart, a partir das 18h. A Cefart Big Band  foi criada para desenvolver as habilidades dos alunos do curso de música do Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado (Cefart). O grupo busca inspiração no formato das Big Bands, famosas Orquestras de Jazz americanas, com saxofones, trompetes, trombones, piano, contrabaixo, guitarra, bateria e voz. O repertório do grupo contempla a tradição musical americana com temas de jazz,  soul e funk, mas também propõe interpretações da música brasileira apresentando  sambas, bossa nova, baião e forró. No repertório, Tom Jobim, Pixinguinha, Henry Mancini, George Gershwin, e obras referenciadas dentro da tradição musical popular americana e brasileira do século XX.

 

Na quarta e quinta-feira, dias 12 e 13, a programação traz a apresentação musical de Jaques Morelenbaum e  CelloSam3aTrio, a partir das 19h. Nela, o violoncelista, compositor, arranjador, maestro e produtor brasileiro Jaques Morelenbaum vem trazer uma visão panorâmica do samba, desde suas raízes até os dias de hoje, interpretando composições de Antonio Carlos Jobim, Jacob do Bandolim, Carlos Lyra, Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Donato, João Gilberto, Egberto Gismonti, assim como trabalhos de uma nova geração de compositores, como Luisão Paiva e Lula Galvão, além de suas composições originais. Jaques Morelenbaum, com seu CelloSam3aTrio, traz ao samba um sabor intimista de música de câmara, abrilhantado por dois imensos talentos do Brasil: o violonista Lula Galvão e o baterista Diego Zangado.

 

Na sexta-feira, dia 14, o som fica por conta de Enéias Xavier Quarteto. O baixista Enéias Xavier já dividiu o palco e gravou com grandes nomes da música nacional e internacional em seus quase 30 anos como profissional. Entre eles: Milton Nascimento, Toninho Horta, Chris Potter, Flávio Venturini, Beto Guedes, Nelson Ângelo, Vander Lee, João Alexandre, Maria Schneider, Nenê, Chico Amaral, Márcio Montarroyos, Hélio Delmiro, Diante do Trono e MG Big Band.Foi vencedor do III Prêmio BDMG-Instrumental (2003) e do Prêmio Marco Antônio Araujo com o cd Jamba, seu primeiro álbum. Seu segundo disco, “O Peregrino”, tem a participação de Dean Brown, Toninho Horta, Rudi Berger, Ricardo Fiúza e Írio Jr. O seu terceiro álbum se chama Novo Tempo e tem como convidados especiais Nivaldo Ornelas, Toninho Horta, Marcelo Pellitteri e Vana Gierig. O quarteto chega ao palco do Clube se apresentando da seguinte forma: Enéias Xavier (baixo), Írio Júnior(piano), Chico Amaral (saxofone) e Cyrano Almeida (bateria).

 

No sábado, dia 15, se apresenta o Blues Night com o show Suíte 145, a partir das 21h.  Fabi Metzker e Samir Chammas tocam o Blues em versão acústica, acompanhados por Rogério Delayon nas cordas. Além das versões desplugadas de mestres como Muddy Waters, Eric Clapton, BB King, Little Walter, Koko Taylor e Helen Humes, a dupla também apresenta músicas autorais durante o show, tudo com a elegância e presença da voz de Fabi Metzker e o swing e força da gaita de Samir Chammas. Suíte 145 é um convite para um show intimista nos “twelve bars” mais famosos da música mundial.

 

No domingo, dia 16, a partir das 18h, Vinícius Mendes Quarteto toca o álbum “A Love Supreme”, de John Coltrane, em uma homenagem ao saxofonista e compositor de jazz norte-americano. Gravado no dia 09 de Dezembro de 1964, “A Love Supreme” é um dos mais importantes álbuns da história do Jazz. Divisor de águas, o álbum marca um momento importante da carreira de John Coltrane, músico já estabelecido como um dos maiores saxofonistas do jazz e, também, traz uma nova concepção para o Jazz enquanto gênero. O álbum aglutina o jazz modal, o spiritual e o Free Jazz, com o quarteto formado por Coltrane no saxofone tenor, McCoy Tyner no piano, Jimmy Garrison no baixo e Elvin Jones na bateria. O quarteto de Vinícius Mendes executará na íntegra esse álbum, além de tocar também uma faixa do recente álbum póstumo “Both Directions”, e algumas outras músicas da fase modal de John Coltrane.

 

Sobre o Clube do Jazz

 

Fundado por Bruno Golgher, situado na rua Antônio de Albuquerque, nº 47, a iniciativa traz uma curadoria musical afinada promovendo o melhor da música instrumental e jazz na capital mineira, além de abrir espaço para produções de outros gêneros. “Atingimos diretamente 11 mil pessoas e indiretamente 66 mil neste primeiro ano do Clube do Jazz do Café com Letras. Para este segundo ano estamos trabalhando com alguns objetivos como criar um banco de dados com artistas da Música Instrumental, realizar shows gratuitos em espaços públicos próximos do Clube e trazer para nossa programação artistas do interior de Minas Gerais”, explica Bruno.

Com palco e estrutura técnica para apresentações mais intimistas de músicos , lançamentos e gravação, em seu primeiro ano o espaço recebeu mais de 220 shows, 6 workshops e 4 atividades infantis. Entre os destaques da temporada estão artistas de diferentes países que passaram pela casa, como Escalandrum (Argentina), Chris Bullock (EUA), Oded Tzur (Israel), Mike del Ferro (Holanda), Idriss Boudrioua e Nicolas Krassik (França). Já no cenário nacional destacam os convidados Leandro Cabral (SP), Dani Gurgel (SP), Hércules Gomes (SP), Wagner Tiso (MG), Érika Ribeiro (RJ), Ney Conceição (RJ), Thiago Almeida (Ceará) e Duduka da Fonseca (RJ).

 

Clube do Jazz do Café com Letras – Um ano

De 11 e 16 de julho

Rua Antônio de Albuquerque, nº 47.

Mais informações: https://www.instagram.com/clubedejazzdocafe/

 

Agenda de aniversário

 

11 de julho, terça-feira, às 18h

Big Band do Cefart

 

12 e 13 de julho, quarta e quinta-feira, às 19h

Morelenbaum e  CelloSam3aTrio

 

14 de julho, sexta-feira, às 19h

Enéias Xavier Quarteto

 

15 de julho, sábado, às 19h

Blues Night: Suíte 145

 

16 de julho, domingo, às 18h

Vinícius Mendes Quarteto toca o álbum “A Love Supreme”, de John Coltrane


atualizado em 04/08/2023 - 08:44

comentários